Como a empatia contribui para o sucesso nas vendas

Publicado em: 14/07/2021

Especialista do segmento de óptica destacou formas de abordagem e projetou um mercado positivo

É preciso saber como abordar o cliente com sutileza e, aos poucos, desenvolver a empatia para interagir e oferecer o melhor atendimento para ele. Com esta afirmação, o Tecnólogo em Optometria, Eduardo Machado, iniciou o programa de aulas do curso de Capacitação para Varejo, desta vez voltado para Óptica e Vendas. Promovido pela Associação do Comércio de Joias, Relógios e Óptica do Rio Grande do Sul (Ajorsul), o curso está dividido em três linhas de atuação, a do exame visual, da óptica e do laboratório.

Um dos questionamentos iniciais levantados pelo instrutor foi relacionado à empatia, uma vez que envolve saberes mais profundos que vão além da mera definição no dicionário. Segundo Machado, cada pessoa tem seu sentimento, mas é fundamental ter empatia como competência necessária para a aproximação com o consumidor.

“Quando um cliente chega na loja pela primeira vez, geralmente o atendimento é feito da maneira como o vendedor se sente bem, mas não, necessariamente, da forma como o cliente deseja. E a empatia vai ser o elo com seu cliente”, afirmou.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o Brasil possui cerca de 35 milhões de pessoas que sofrem com algum tipo de problema na visão. Por conta da alta exposição à luz dos aparelhos eletrônicos, é possível que este número aumente. De acordo com estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS),cerca de 50% da população será míope em 2050.

“Teremos um aumento de pessoas necessitando de óculos multifocais, e já isso foi muito reforçado na pandemia, pelo uso frequente de recursos tecnológicos. Precisamos alertar sobre a nocividade no comportamento das pessoas e o quanto a tecnologia afeta a saúde delas. Já estamos vendo casos de cataratas precoce aos 50 anos de idade. Por outro lado, isso aumentará a demanda do uso de lentes e o mercado precisa estar preparado para atender essa demanda", explicou.

Ao falar sobre a anatomia do olho, Machado observou que a compreensão, mesmo que de forma simplificada, da estrutura, do funcionamento e as funções do sistema visual, por exemplo, são fundamentais para entender questões como o trajeto da luz ao incidir no globo ocular. O especialista destacou, ainda, conteúdos como fisiologia do sistema visual, a classificação das lentes, seu processo de produção e a entrega do produto.

"É importante que o vendedor tenha as informações corretas e saiba transmiti-las ao consumidor. Ainda que ele não vá investir naquele momento, é válido que ele saia do estabelecimento conhecendo em detalhes, o funcionamento de cada produto", disse.

O curso acontece nas segundas e quartas, das 20h às 22h, pela plataforma digital Zoom e segue até o dia 28 de julho.