Ajorsul 2020 Conexões promoveu negócios para o setor de joias, relógios e ópticas

Publicado em: 11/11/2020

Foram 10 dias de negócios e de visitação em estandes virtuais no evento Ajorsul 2020 Conexões. A realização 100% online foi uma maneira inusitada e diferente de aproximar expositores e lojistas do setor. Com um cenário totalmente atípico e diante da necessária suspensão das duas feiras promovidas para o setor e que são referências no cenário nacional, a Associação do Comércio de Joias, Relógios e Óptica do Rio Grande do Sul (Ajorsul) em parceria com o Sindióptica/RS inovou com um projeto totalmente virtual.

A Ajorsul 2020 Conexões foi realizada em uma plataforma online entre os dias 15 e 24 de outubro de 2020. Durante o primeiro dia, foram realizadas lives com temas de interesse para os participantes. No restante do tempo, a plataforma esteve disponível em tempo integral aos visitantes que puderam checar as novidades de cada um dos expositores, contatar vendedores e fechar negócios.

A realização do evento foi uma grande vitória e uma forma de superação de todas as dificuldades enfrentadas desde o início da pandemia, segundo o presidente da Ajorsul, Carlos Gabriel Junior.

“O ano de 2020 tem sido desafiador e como entidade que representa o setor, não medimos esforços para proporcionar alternativas aos nossos associados. O meio digital já vinha sendo uma ferramenta importante para os negócios, mas consolidou-se ainda mais diante do cenário que muitos tiveram de enfrentar com a série de restrições impostas pela pandemia do coronavírus”, disse.

Levantamento feito pela organização do evento mostrou que 76% dos credenciamentos realizados foram de clientes novos ou de clientes que não foram nas duas últimas feiras presenciais. O fenômeno oportunizou a captação de novos clientes para os expositores.

Para o presidente do Sindióptica-RS, André Roncatto, a avaliação do encontro foi extremamente positiva.

"Acreditamos na retomada dos negócios e investimentos a partir do protagonismo em impulsionar o setor óptico pela inovação. E a Ajorsul 2020 Conexões foi o momento para ingressar de forma definitiva de como fazer negócio nos tempos atuais. A presença online, além de uma necessidade, mostrou a possibilidade de estar em sintonia com o mercado. Foi um exemplo para estimular e aquecer os negócios e dar fôlego ao lojista. Não é apenas estratégia, mas sim, posicionamento. Estar à frente é condição favorável para obter êxito nas vendas", afirmou.

A Ajorsul trabalha anualmente com duas grandes feiras previstas para serem retomadas no modo presencial em 2021. A Ajorsul Business ocorrerá nos dias 25 a 27 de março, em Bento Gonçalves e a Ajorsul Fair Mercoóptica, nos dias 23 a 25 de setembro.